Assembleia de Freguesia realizou-se pela primeira vez na Póvoa do Valado

18-04-2025

O poder local neste vasto território do sul do Concelho de Aveiro, nas atuais delimitações geográficas mas também noutros tempos, em que Requeixo foi vila e Freguesia (consultar,entre outros, Rangel de Quadros, Marques Gomes, João Gonçalves Gaspar - na Biblioteca Nacional,  Francisco Messias Trindade, Arquivo Distrital de Aveiro,...) tem estado mais tempo sob a mesma "jurisdição" do que em contexto diversificado - vulgo, em Freguesias "desmembradas", autónomas:

Em 1738, El-Rei D. João V deu permissão para que o lugar de Fermentelos se separasse de Requeixo;

Nariz , com a criação da Paróquia de São Pedro de Nariz, pelo Bispo de Aveiro, D. Manuel Pacheco de Resende, em Janeiro de 1819, é desanexada da de Requeixo. Em 1871, a paróquia foi também constituída como freguesia civil.

Em 1960, foi instituída a Paróquia Eclesiástica de Nossa Senhora de Fátima que se compunha pelos lugares da Póvoa do Valado, Mamodeiro e Perajorge, que em 1985 se transformaram na Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, ultima a ser desanexada.

As Freguesias de Requeixo, Nariz e Nossa Senhora de Fátima foram extintas em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido criada a agregação destas freguesias para formar uma nova freguesia denominada Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz com sede em Nossa Senhora de Fátima.

A Junta, querendo garantir maior proximidade, tem vindo a realizar as reuniões da Assembleia de forma de descentralizada, nos vários lugares da Freguesia, em espaços públicos com condições para esse efeito.

Na Póvoa do Valado, entendeu o Executivo e Mesa, com as instalações Sede da Póvoa Com-Vida (por Contrato de Comodato de maio de 2024), passaram a existir os requisitos necessários para, pela primeira vez na história, segundo os registos conhecidos, reunir a Assembleia de Freguesia. Esse momento, que muito honrou este lugar e a Associação, ocorreu a 17 de abril de 2025.

Numa assembleia com muita assistência, muito concorrida, com assinaláveis intervenções no período antes da ordem do dia (PAOD), destaque também para a apresentação pública dos novos símbolos institucionais, baseados em tradições e valores que identificam a comunidade (heráldica) - a nova bandeira da Freguesia.

A reunião terminou com um comemorativo convívio.